Ouvinte – Prezado Dr. Capeta, tenho vizinhos que passam o dia xingando os filhos e batendo neles. Devo intervir? Denunciá-los à Polícia? Não quero encrenca nem com vizinhos, nem com a polícia!
Consultor – Meu prezado Dodô!
Em primeiro lugar, Capeta não é Doutor, é consultor sentimental, apenas.
Em segundo lugar, vizinhos e Polícia são encrenca na certa. Vizinho vive criando confusão, e a polícia vive metida em confusão, tentando resolvê-las. Portanto, suas opções não são muito boas.
Terceiro, se eles xingam e espancam as crianças o dia todo e todo dia, imagine o que eles vão fazer com você, quando souberem de sua intervenção na “educação” dos filhos deles.
Por fim, sugiro que você contrate um ultraleve e distribua, sobre o quarteirão onde mora, panfletos totalmente impessoais com a seguinte informação:
Lei 8.069. de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA):
“Art. 17 – O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideais e crenças, dos espaços e objetos pessoais” (Vade Mecum. 8ª Ed. Atual. Ampl. São Paulo: Saraiva, 2009.).
Entre outros...
No mais, é esperar que eles cheguem aqui, para acertar as contas comigo!
Abraços incandescentes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário